Exames Pet

Urina I

Prazo: 1 dia útil

Análise de Calculo Renal/ Vesical

Prazo: 5 dias úteis

Densidade Urinária

Prazo: 1 dia útil

Microalbuminúria

Prazo: 1 dia útil

Proteína de Bence Jones

Prazo: 1 dia útil

Relação Proteína/Creatinina – UPC

Amostra:  urina coletada preferencialmente por cistocentese.

Prazo: 1 dia útil

Saiba mais:
A Relação Proteína/ Creatinina é importante para diferenciar a proteinúria renal da não renal.

Na ausência da proteinúria pré-renal, hemorragia ou inflamação, os valores de UPC <0,5 são considerados normais. Valores entre 0,5 e 1,0 são questionáveis para uma proteinúria renal. Valores acima de >1,0 indicam proteinúria renal.

Alguns fatores extra-renais como febre, cardiopatias, choque e exercício físico, podem causar uma proteinúria transitória, portanto, caso o valor de UPC nestes casos seja entre 0,5 e 1,0, o exame deve ser repetido em 2 semanas.

Em animais em estágio terminal, o valor do UPC pode estar normal. Isso acontece pois a proteinúria diminui conforme a perda do número de néfrons funcionais.

Dimetilarginina simétrica – SDMA

Amostra: soro ou plasma em EDTA.

Prazo: 10 dias úteis.

Saiba mais:
O SDMA é um biomarcador renal que deve ser executado juntamente de outras análises como: creatinina, uréia e uma urinálise, para ajudar a diagnosticar a doença renal mais cedo e com maior confiança.
Existe uma íntima relação entre valores aumentados de SDMA e a Doença Renal Crônica, justificada pela dificuldade da excreção desta substâncias em pacientes nefropatas que apresentam queda na Taxa de Filtração Glomerular, ou seja, o SDMA aumenta em média, quando existe cerca de 40% de perda da função renal.
A creatinina, por exemplo, não aumenta até que cerca de 75% da função renal esteja prejudicada. Sendo assim, o SDMA nos oferece uma diagnóstico precoce da doença.
Outro ponto positivo é de que o SDMA não é impactado por fatores extra-renais, que podem influenciar, por exemplo, nos parâmetros de creatinina.
Em particular, não é impactada pela massa corporal magra e, portanto, reflete com maior precisão a Taxa de Filtração Glomerular em animais caquéticos e idosos, condições comuns de animais que normalmente são doentes renais.

Coleta de Urina por Cistocentese

Preparo: animal não deve urinar por no mínimo 2 horas antes da coleta.

Open chat
Olá 👋 Como podemos te ajudar?