Exames Pet
- Exames em Animais Exóticos, Não Convencionais e Selvagens
- Informações Gerais
- Orientações de Coleta
- Biologia Molecular
- Diagnóstico por Imagem Veterinário
- Anatomia Patológica
- Urinálise
- Microbiologia
- Parasitologia
- Hormônios
- Bioquímicos
- Hematologia
- Análise de Líquidos
- Outros Exames
- Perfis
- Imunologia
- Ecodopplercardiograma
- Snap Test Idexx
- Novo equipamento de Bioquímica Seca
Novo equipamento de Bioquímica Seca
A partir de agora, nossas análises bioquímicas são realizadas por meio da bioquímica seca automatizada. Essa metodologia é hoje considerada a mais moderna e precisa do mundo e, através da tecnologia exclusiva do nosso novo equipamento, conseguimos oferecer mais segurança e confiabilidade nos resultados dos nossos exames.
O que é essa tecnologia exclusiva?
Nosso equipamento utiliza slides multicamadas (tecnologia patenteada pela Ortho Clinical Diagnostics) e através de uma reação que ocorre quando a amostra entra em contato com a superfície do slide, obtemos os resultados das análises.
Além disso, esses microslides filtram a amostra retendo moléculas grandes como lipídeos, proteínas e hemoglobina (das amostras com lipemia, icterícia e hemólise) e fazem a análise da amostra filtrada, impedindo que essas alterações interferiam no resultado do exame. Qual o benefício disso? Uma análise mais confiável e precisa, garantindo resultados 100% fidedignos.
Validação para uso veterinário
Nosso equipamento possui validação de parâmetros e valores de referência através de estudos científicos, para análises em mais de 15 espécies de animais. O que isso significa? Hoje utilizamos na maioria dos laboratórios veterinários equipamentos de uso humano, com reagentes humanos e valores de referência padrão, porém, sem nenhum tipo de validação por equipamento.
Buscando reduzir a margem de erro nas análises, nós desde 2013 participamos do Programa de Proeficiência Controllab, visando padronizar nossos resultados através do controle de qualidade externo e interno.
A partir de agora, além de continuarmos participando do controle de qualidade externo e termos nosso próprio controle de qualidade interno, nosso novo equipamento nos garante uma padronização de resultados com validação científica, garantindo que nossas análises sejam 100% confiáveis e seguras.
Somos pioneiros no Paraná
Somos hoje o único laboratório veterinário do Paraná a utilizar essa tecnologia, e o segundo da região sul do Brasil. Por se tratar de uma metodologia cara devido a alta tecnologia empregada, a grande maioria dos laboratórios acaba preferindo trabalhar com a bioquímica líquida tradicional, aonde o valor por teste é menor.
Nosso intuito ao investir nesse equipamento é oferecer aos nossos clientes e aos tutores dos animais o acesso a exames de qualidade com tecnologia de última geração, afinal de contas, acreditamos que todo animal, seja ele de companhia, de produção ou não convencionais, merece o que há de melhor em diagnóstico veterinário. Não há alteração no preço dos nossos exames por conta da nova metodologia empregada.
Mais sustentável
Utilizando a bioquímica seca, economizamos cerca de 3 milhões de litros de água por ano. Além disso, essa metodologia é mais sustentável pois não produz resíduos provenientes do uso da água para suas reações. Cuidar do meio ambiente faz parte da nossa proposta de ser um laboratório que se preocupa com a Saúde Única (One Health), onde buscamos alcançar uma saúde ideal entre pessoas, animais e meio ambiente.
As amostras mudam?
Não! Para a bioquímica seca também utilizamos o soro sanguíneo, obtido através da amostra de sangue total enviada no tubo de tampa amarela ou vermelha. Porém, agora, temos outras possibilidades de análise como o Sódio e Potássio urinário e algumas análises em líquor.
Para saber mais sobre essas amostras, entre em contato com a nossa Assessoria Técnica: (44) 98852-3715.
Não vai existe mais recoleta?
Através dessa mudança, conseguiremos reduzir drasticamente os pedidos de recoleta das amostras com lipemia, icterícia e hemólise, porém, visando manter nosso controle de qualidade interno, amostras muito alteradas, insuficientes ou inadequadas continuarão sendo rejeitadas.
A quantidade de amostra que precisará ser enviada também não será alterada, porém, nosso equipamento utiliza uma diluição especial que garante a precisão das análises de amostras diluídas, diferente da bioquímica líquida tradicional.
Poder contar com essa tecnologia é um privilégio e aprimorar seu diagnóstico e as análises dos exames dos seus pacientes é o que buscamos oferecer aos nossos clientes!