Castração: corpo novo, dieta nova!

28 de junho de 2022 por veterinaria

A castração é um procedimento cirúrgico fortemente indicado para cães e gatos, fêmeas e machos e com inúmeros benefícios.

Mas é comum o questionamento do tutor após a cirurgia: meu pet engordou. Porque?

Isso acontece por conta das alterações no metabolismo e apetite do animal pós-procedimento tornando a incidência da obesidade uma possibilidade. Nos gatos, a chance de se tornar obeso aumenta em 3,4x e nos cães 2x.

Mas isso não é motivo para contra-indicar a castração ou para qualquer tipo de ressalva, e sim, para termos em mente que após a cirurgia a alimentação também precisa passar por alterações.

?Após a castração, com a queda hormonal, o metabolismo também cai e o seu animal precisará de menos calorias ao dia.
? Ao mesmo tempo que o metabolismo cai os animais começam a sentir mais fome, ou seja, a equação perfeita para o ganho de peso acontecer: consumir mais do que gasta.
? Converse com seu veterinário para alterar o tipo de alimentação do seu pet ou então, mude para uma ração indicada para animais castrados.

Lembre-se, a obesidade é uma doença e pode levar a uma série de complicações como:
? Doenças cardiorrespiratórias
? Doenças endócrinas como a diabetes
? Doenças articulares
? Doença renal

A castração apesar de ser um procedimento simples requer o acompanhamento de um bom médico veterinário desde o pré até o pós-procedimento, inclusive no que diz respeito a alimentação #DicaProTutorSCV