Para tutores: Um exame pode salvar seu animal

29 de julho de 2019 por veterinaria

Já pensou conseguir olhar dentro do corpo do seu animal? Olhar células do sangue, analisar se os rins, fígado, pâncreas, medula, estão trabalhando como deveriam?


Pode parecer algo impossível, mas acredite, não é! Hoje nós veterinários conseguimos saber como o organismo do seu animal está célula por célula, órgãos e sistemas inteiros, através dos exames diagnósticos.


Antigamente, os veterinários eram categorizados como competentes quando faziam o diagnóstico “a olho”, apenas com histórico clínico e sintomas aparentes. É verdade que a clínica é soberana (acreditamos fortemente nisso), mas também é verdade que grande parte das doenças não eram verdadeiramente diagnosticadas dessa maneira. Em alguns casos, os medicamentos curavam o animal “por tabela” (um antibiótico por exemplo, cura uma série de infecções diferentes e não somente uma específica), por outro lado, muitos animais morriam sem causa confirmada e sofriam sem o tratamento adequado por não se saber do que se tratava.


Atualmente, os exames na área da medicina veterinária estão modernos e confiáveis assim como os exames na medicina humana. As técnicas, equipamentos, reagentes e principalmente os profissionais, tem se tornado cada vez melhores… Os profissionais sim! Porque há pouco tempo atrás (pouco mesmo) se quer existiam profissionais especializados nessa área. Mais um avanço e uma melhoria para a qualidade de vida dos nossos pets!

Sem os profissionais, os exames seriam apenas exames, números, parâmetros. Não haveria laudo, interpretação e diagnóstico.


Atualmente, um veterinário clínico, que cuida de um mesmo animal desde que era um filhotinho, pode contar com veterinários patologistas, especialistas em diagnóstico por imagem e uma séria de outras especialidades que irão auxiliá-lo no momento que seu pet precisar de qualquer diagnóstico! Desde algo simples até as doenças mais complexas.


Por isso fica aqui a nossa dica: confie nas recomendações do seu veterinário, principalmente no que diz respeito aos exames que ele pedir para diagnosticar o que o seu animal tem. E vamos te dizer porque. Fazendo. Com um diagnóstico preciso, o tratamento será mais rápido e mais barato. SIM! Todo mundo quer saber de economia, certo? E sabendo exatamente o que seu animal tem, seu veterinário consegue prescrever o tratamento correto o mais rápido possível, para que você não fique testando medicamentos sem fim para tratar seu animal. Quem nunca passou por isso?


Ou então, sem exames não conseguimos mensurar quão grave é um quadro para entrarmos em cirurgia ou não, e muitas vezes quando o animal é então encaminhado para a cirurgia o quadro já se agravou.
Além da economia financeira existe também a “economia” da vida do seu animal. Autorizando um diagnóstico cuidadoso e minucioso do seu animal, você autoriza também que ele seja melhor cuidado e que viva mais ao seu lado!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá 👋 Como podemos te ajudar?