Qual a diferença entre o exame feito na clínica veterinária e em laboratório?

11 de novembro de 2021 por veterinaria

Com o advento do diagnóstico veterinário, muitas doenças que antes passavam batidas hoje conseguem ser identificadas e tratadas. A tecnologia surge para nos auxiliar e nos oferece equipamentos de ponta cada vez mais modernos e sensíveis para as análises laboratoriais em animais.

Foi-se o tempo em que os exames veterinários eram realizados em laboratórios humanos. Hoje podemos contar com ótimos centros de diagnóstico na grande maioria das cidades, garantindo um diagnóstico confiável e seguro aos pets.

Ao contrário da medicina humana, que hoje centraliza a parte de diagnóstico apenas em laboratórios especializados ou hospitais muito desenvolvidos, na medicina veterinária foram criados alguns equipamentos que podem ser utilizados na clínica, pelo próprio veterinário.

Essa facilidade traz pontos positivos e negativos, e na grande parte das vezes o tutor do animal acaba não tendo conhecimento destes pontos na hora de decidir pelos exames do seu animal.

Pontos Positivos

  • Rapidez na execução dos exames
  • Ótimo para animais em emergência e que precisam de uma decisão terapêutica ágil
  • Ótimo para centros de atendimento veterinário com grande volume de atendimento de emergências

Pontos Negativos

  • Não há verificação da qualidade da amostra, pois a mesma é normalmente coletada pelo veterinário que irá realizar o exame
  • A qualidade do exame é diretamente proporcional a qualidade da amostra, portanto, o exame ficará comprometido
  • No laboratório, o exame passa por um controle de qualidade constante garantindo que aquele resultado é confiável
  • O exame realizado por um patologista clínico veterinário, profissional capacitado na veterinária para a realização de análises laboratoriais, é mais completo, fidedigno e seguro, pois algumas alterações somente um patologista conseguirá reconhecer
  • Os equipamentos de um laboratório idôneo passam por manutenções preventivas, calibrações, controles positivo e negativo, que também garantem a qualidade do exame.

Por isso nossa orientação é e sempre será sugerir que você busque o mesmo padrão que você busca para você, para o seu pet. Exames devem ser realizados em laboratório e por um patologista veterinário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá 👋 Como podemos te ajudar?