São Camilo Veterinária

Outubro Rosa Pet

22 de outubro de 2022 por veterinaria

O Outubro Rosa é o mês de conscientização e prevenção aos tumores de mama em cadelas e gatas, você sabia?

Muitas dúvidas estão relacionadas a esse tema e como sempre, o diagnóstico é uma peça importante para que essa doença seja tratada de forma correta.

Todo tumor é maligno?

A resposta é: NÃO! Nem todo tumor de mama é maligno. Na verdade, alguns estudos sugerem que o índice de relação entre tumores malignos e benignos é de 1:2,5, ou seja, para cada um tumor benigno nós infelizmente diagnosticamos quase 3 tumores malignos.

Animais idosos possuem menor probabilidade de desenvolverem tumores benignos, assim como animais que fizeram uso de anticoncepcionais, que apresentam quadro de pseudociese e animais de raças grandes.

Acredita-se que isso se deve ao fato de que animais de raças pequenas normalmente são acompanhados mais de perto por seus tutores e os nódulos são observados logo no seu início.

Apesar de vários autores descreverem as mesmas observações a respeito do índice de tumores malignos x benignos, os dados ainda podem ser considerados conflitantes. Isso porque acredita-se que não há rotina de diagnóstico de nódulos pequenos ou visualmente tidos como benignos, enquanto os nódulos malignos são quase sempre enviados ao laboratório para análise.

Esse fato só reforça a importância e a obrigatoriedade do exame histopatológico dos nódulos, pois sem essa análise, não conseguimos estabelecer com certeza se um nódulo apresenta critérios de malignidade ou não.

Porque castrar meu pet?

A castração preventiva é hoje a melhor opção para diminuir a incidência dos tumores mamários em cadelas e gatas.

Estudos estabelecem que fêmeas castradas antes do primeiro cio apresentam 0,5% de chance de desenvolver este tipo de tumor, já animais castrados após o primeiro cio tem 8% de chance e animais castrados após o segundo cio cerca de 26% de risco de desenvolver tumores mamários.

Essa estatística corrobora a relevância das campanhas como o Outubro Rosa e a importância da castração como método preventivo dos tumores de mama.

Um dado ainda conflitante envolve a realização da OSH junto com a mastectomia ou lumpectomia. Alguns estudos indicam que não há efeito protetor sobre o aparecimento de novos nódulos ou a taxa de sobrevida.

A OSH apresenta efeito protetor sim contra tumores mamários, porém, sua efetividade pode variar de acordo com o número de ciclos estrais que a cadela teve antes da cirurgia.

Influência de hormônios em tumores de cadelas

A carcinogênese mamária envolve os hormônios estrógeno, prolactina, progesterona, andrógenos e até mesmo hormônios tireoidianos.

Os hormônios são considerados fatores indutores ou promotores da carcinogênese, por isso, quando há descontrole da secreção hormonal e perda da homeostase, podemos ter uma série de alterações, dentre elas, o câncer.

No caso do tumor de mama, o risco de desenvolvê-lo é determinado pela intensidade e duração da exposição ao epitélio mamário e prolactina e do estrógeno.

Esse fator confirma que hoje, a castração precoce parece ser o único método de prevenção destas variações hormonais e por consequência da ocorrência de tumores de mama.

Hiperplasia mamária em felinos

A hiperplasia mamária felina é uma proliferação benigna dos ductos mamários, não caracterizada como neoplásica, onde há crescimento rápido de uma ou de várias glândulas mamárias sob influência da progesterona.

As complicações desse quadro são ulcerações, necrose e consequentemente infecções secundárias por bactérias.

O que leva ao desenvolvimento desse quadro? O uso de anticoncepcionais.

Mais uma vez enfatizamos a importância da castração como sendo o único método contraceptivo em gatas e cadelas. O uso de hormônios sintéticos em anticoncepcionais são extremamente prejudiciais para esses animais e levam a complicações importantes como hiperplasia, que pode inclusive levar o animal há óbito.

Você sabia? Alguns progestágenos exógenos possuem atividade progestacional 25 vezes maior do que a progesterona endógena (Loretti et al. 2005)

Importância do RX de tórax e US antes da masctectomia

“Mas eu sempre imaginei que para avaliação de metástase apenas o raio-x de tórax já era suficiente.”

Isso é bem comum, mas nós vamos explicar porque outros exames também são importantes na avaliação de fêmeas com tumores de mama.

Raio-x de tórax: importante na avaliação de metástases pulmonares (as mais comuns nesse quadro).

Ultrassom abdominal: para avaliação de metástases abdominais, que também podem acontecer. Muitas vezes essas metástases ficam sem diagnóstico pois o ultrassom não é realizado.

Além dos exames de imagem, os exames laboratoriais também são importantes. Hemograma, bioquímicos e testes de coagulação são imprescindíveis nesses casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostaria de receber um orçamento?
Escanear o código