Hemodiálise em Animais

11 de novembro de 2021 por veterinaria

A insuficiência renal em animais é uma doença que amedronta e apavora tutores e veterinários. Isso porque essa doença, caracterizada pela perda da função renal, é gravíssima e pode levar a morte do animal em pouco tempo.

A hemodiálise apesar de ser uma terapia bastante comum na medicina humana, ainda é tida como pouco acessível na veterinária pois é restrita a centros de atendimento mais desenvolvidos e requer equipe altamente especializada para conduzir o tratamento. Através dela, conseguimos “filtrar” o sangue, função essa que seria dos rins que no momento estão insuficientes. Dessa forma, devolvemos a saúde do animal e recuperação da hidratação.

Ao contrário do que se pensa, e ao contrário do que acontece na medicina humana, os animais não precisam ser submetidos a hemodiálise continuamente, pelo resto da vida. São realizadas alguma sessões conforme determinação do veterinário nefrologista, e após a melhora do animal, ele recebe alta com alguns cuidados e medicamentos para casa.

A hemodiálise exige um acompanhamento laboratorial constante, com exames pré-tratamento, durante o tratamento e pós, além do acompanhamento do animal pelo resto da vida, principalmente os renais crônicos. Algumas alterações em uréia e creatinina, além de densidade da urina, são determinantes para decidirmos pela realização da hemodiálise.

Nesse momento, a importância de um laboratório confiável para realizar os exames necessários com confiança e qualidade, fazem toda a diferença. Exames realizados em equipamentos point of care (equipamentos de rotina da clínica) muitas vezes não apresentam a mesma sensibilidade dos realizados em equipamento profissional no laboratório, além do acompanhamento pelo patologista clínico veterinário que irá determinar desde a qualidade da amostra até a qualidade do exame, são importantíssimos.

Se o seu animal apresenta sintomas de intoxicação ou sintomas como vômito, diarréia, perda de peso, anorexia e alterações em urina, procure um veterinário urgente.

Muitas vezes a insuficiência renal ou a lesão renal presente não pode ser revertida, mas é possível melhorar a qualidade de vida do animal. Não desista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá 👋 Como podemos te ajudar?