Tudo sobre: Creatinina

2 de janeiro de 2020 por veterinaria

*Esse post é frequentemente atualizado.

O exame de creatinina é um importante marcador da função renal em cães e gatos. O aumento ou diminuição nesse parâmetro podem indicar diagnósticos diferentes, assim como, o quão alto ou baixo ele está pode indicar um bom prognóstico ou um prognóstico ruim.

A creatinina também é amplamente utilizada para estadiamento da Doença Renal Crônica, aonde os valores podem variar de <1,4 em cães e <1,6 em gatos (estágio de risco) até >5 em cães e gatos (risco crescente de sinais clínicos sistêmicos e crises urêmicas). Veja a tabela abaixo:

Fonte: VetSmart

Causas de aumento na creatinina:
– Doença renal
– Desidratação
– Obstrução pós-renal
– Predisposição racial (greyhounds – secundário ao aumento da massa muscular, gatos da raça Birman e Siameses).

Lembre-se: um aumento de creatinina SEMPRE deve ser avaliado em conjunto com exames de urina (densidade e urina I).

Dica: é interessante que a creatinina seja coletada várias vezes ao longo de uma semana em casos suspeitos de Doença Renal Crônica. O animal deve estar em jejum e hidratado.

Causas de diminuição na creatinina:
– Diminuição da massa muscular secundário a anorexia ou caquexia
– Aumento da taxa de filtração glomerular (superhidratação, shunt porto sistêmico, poliúria/polidipsia grave, prenhez).

Confira nossa tabela de exames 2020 e conheça nossos exames e perfis facilitadores. Basta acessar sua Área do Cliente ou entrar em contato por e-mail.