5 doenças que seu pet pode ter no inverno

13 de junho de 2023 por veterinaria

Assim como nos humanos, os animais também podem ter doenças que ocorrem com maior frequência no inverno, você sabia?

☃️ Tosse dos Canis: essa doença viral pode ocorrer o ano todo, mas no inverno a casuística aumenta não por conta do frio propriamente dito, mas sim porque os animais costumam ficar mais próximos em local fechado e esse contato próximo pode fazer com que a doença se espalhe mais facilmente.

☃️ Resfriados: se o seu pet está com o nariz escorrendo, mais quietinho ou até menos tossindo, ele pode ter pegado um resfriado. Como nos humanos, os resfriados não costumam se agravar, mas fique ligado: se o seu animal é idoso ou está muito debilitado esse resfriado merece atenção de um veterinário!

☃️ Pneumonia: basicamente ocorrem por complicações inerentes a outras doenças respiratórias e precisam, obrigatoriamente, ser acompanhadas por um veterinário. As pneumonias podem ser virais, bacterianas ou fúngicas e podem, inclusive, levar seu pet a uma internação.

☃️ Hipotermia: a exposição a baixas temperaturas sem qualquer tipo de proteção podem levar o corpo do seu pet a hipotermia. Animais que vivem no quintal e ficam sem supervisão na maior parte do dia são os mais afetados. Quando perceber que seu cachorro ou gato está em hipotermia, aqueça-o imediatamente e consulte seu veterinário!

☃️ Artrite: vamos esclarecer, o frio não é a causa da artrite mas infelizmente pode levar a um agravamento importante desse quadro, principalmente nos animais idosos. Seu veterinário conseguirá dar orientações a respeito de medicações para dor e até mesmo fisioterapia para minimizar as dores do seu pet.

Seu veterinário é o seu maior aliado durante as baixas temperaturas, ele conhece seu pet e sabe exatamente como ajudar a tornar essa época do ano mais confortável para ele!

Fale com a gente:

📲 44 3041 3399 | 44 99800 2571