Para tutores: 5 Coisas que farão seu pet viver mais

21 de agosto de 2019 por veterinaria

Dizer que atualmente os animais vivem muito mais do que viviam antigamente não é nenhuma novidade. Com os avanços cada vez mais velozes na veterinária, novos tratamentos surgem, novos métodos diagnósticos, a alimentação está constantemente sendo melhorada, cuidados preventivos estão se tornando mais comuns (ainda bem!) e por isso os animais estão chegando a idades avançadas e com MUITA saúde!

Alguns desses animais que ficam velhinhos possuem sim características genéticas que “facilitam” que sua longevidade seja maior, assim como nos humanos onde alguns chegam a casa dos 100 anos.
Outros ficam pouco doentes ou são muito bem cuidados. Mas hoje vamos falar sobre 5 coisas que você pode fazer para que seu animal viva mais E MELHOR!

1- Alimentação de qualidade
Já diria o ditado: “que seu alimento seja seu remédio!”. Isso também vale para os animais! Uma alimentação de qualidade, balanceada, além de deixar pêlos brilhantes, pele saudável e aquele brilho no olhar, também ajuda a prevenir uma série de doenças causadas muitas vezes por um desbalanço nutricional. Além disso, um pet bem nutrido possui um sistema imunológico eficiente que combate muito bem as doenças, sem falar nos músculos, articulações e ossos que também são muito beneficiados. Outro ponto importante relacionado a alimentação diz respeito a obesidade. Animais obesos desenvolvem uma série de doenças que acabam minando a longevidade e diminuindo muito a qualidade de vida. Uma alimentação equilibrada e de qualidade também evitará que seu animal fique acima do peso.

2- Atividade Física
Se o sedentarismo não faz bem pra gente, imagine só para um animal! Eles também precisam se exercitar, gastar energia, ver a luz do sol… Além do estímulo físico, é também muito importante o enriquecimento ambiental. Mesmo dentro de casa, que o pet tenha com o que se “entreter”, que seja estimulado constantemente. Faz bem pro corpo e para a cabeça! Além disso, é comprovado cientificamente que animais obesos vivem menos e são menos saudáveis. Alguns estudos apontam que animais obesos possuem 2 anos a menos de expectativa de vida. Vamos colocar esses animais para correr!

3- Visitas regulares ao veterinário
Tutores, entendam, o veterinário é o seu grande aliado para cuidar bem do seu animal, seja ele um cachorro ou um gato (um pássaro, uma cobra, etc). Somente ele consegue prevenir, diagnosticar, tratar e principalmente entender sinais muito específicos de que algo vai mal (e os animais não falam!). Respeitem e confiem nos seus veterinários caso queiram que seus pets vivam bem e por muitos anos.

4- Cuide da boca do seu animal!
Por essa ninguém esperava! Cuidar dos dentes faz um cachorro viver mais?
Você sabia que muitas doenças começam na boca? Passando desde uma simples dor de dente que pode fazer o animal parar de comer, até uma doença periodontal que poderá evoluir a doenças cardíacas ou renais. Você pode escovar diariamente os dentes do seu cão ou então, pergunte ao seu veterinário sobre outras alternativas existentes. Mas não deixe de cuidar da boca do pet!

5- Não deixe seu animal ter acesso a rua
Polêmico! Muita gente acredita que está fazendo um favor ao animal deixando-o sair para passear. “Mas Dr., ele sempre sai e volta”, “Ele gosta de rua, odeia ficar em casa”, “Ele fica muito triste quando está em casa”, são frases que ouvimos sempre. A realidade é somente uma: animais que tem acesso a rua (cães ou gatos) vivem menos. COMPROVADAMENTE. Eles estão susceptíveis a acidentes de carro, envenenamento, brigas, contato com animais doentes e muitos outros riscos. E você não quer ver seu companheiro sofrer, não é mesmo?

Sigam essas dicas e vivam felizes (e por muito tempo) com seus melhores amigos (felinos ou caninos)!

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Open chat
Olá 👋 Como podemos te ajudar?