São Camilo Veterinária

Trombocitopenia: sinônimo de erliquiose?

31 de janeiro de 2020 por veterinaria

A trombocitopenia pode ocorrer basicamente por dois mecanismos: aumento na destruição ou utilização plaquetária ou diminuição na produção de plaquetas.

O erro que muitos veterinários cometem é atender um animal com sintomas inespecíficos e a partir do resultado do hemograma indicando plaquetas em valores baixos, diagnosticar doenças importantes como a Erliquiose, que requer tratamento com antibiótico e muitas vezes até transfusão sanguínea.

O animal acaba sendo tratado para algo que não tem, correndo o risco inclusive de criar uma resistência bacteriana dependendo da real causa das alterações.

⠀O que pode estar acontecendo?
– Erlichiose só pode ser confirmada através de exames específicos como a PCR. O hemograma alterado pode indicar que você está no caminho certo, mas nunca confirma a doença.

– A pseudotrombocitopenia pode ter sido acusada no exame principalmente pela existência de agregados plaquetários. Nesses casos, um diferencial feito pelo patologista através da análise de uma lâmina de esfregaço, faz toda a diferença.

– Alterações morfológicas em plaquetas podem ser interpretadas como outras células por analisadores automáticos. Muito cuidado! #máquinanãofazhemograma

– No caso da erlichiose, além da trombocitopenia, outras alterações também estariam presentes como a anemia, por exemplo.

Gostaríamos de ressaltar que o médico veterinário deve sempre tratar o animal e nunca o exame e desconfiar sempre de resultados extremos (tanto para mais quanto para menos).

Sempre realize seus exames com um patologista veterinário.

Saiba mais sobre nossos exames clicando aqui.

Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das nossas novidades, casos clínicos e muito mais:
Instagram Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gostaria de receber um orçamento?
Escanear o código